Coaching Executivo

O Diferencial na Alta Performance da Liderança

Com a competitividade global…

cada vez mais acirrada, empresários e executivos necessitam estar a um passo à frente, desenvolvendo-se e preparado para situações desafiadoras. Ser competente e sem medo de alçar novos voos.

As organizações investem recursos financeiros no desenvolvimento do Capital Humano e esperam como retorno valorar seu Capital Organizacional. Mas como agir? Eis o desafio dos gestores de T&D/RH em apoiar seus executivos e líderes em seus desenvolvimentos. Motivá-los, retê-los, valorizando o Capital Intelectual e Humano deles e suas equipes, gerar melhores resultados e se destacarem dos concorrentes. Afinal, a meta é ser cada vez mais estratégico e sustentável.

Porém, um dois maiores desafios das empresas esta no desenvolvimento e retenção do capital humano. E para auxiliar as empresas nesta meta, o Processo de Coaching Executivo – Diferencial na Alta Performance da Liderança é um excelente instrumento para potencializar e reter talentos, agregando valores aos programas de desenvolvimento de lideranças, gestão estratégica, entre outros. Mas afinal, o que é Coaching Executivo – Diferencial na Alta Performance da Liderança?

Existem várias literaturas

especializadas sobre Coaching Executivo, que ainda não apresentam um consenso a respeito de uma definição padrão. Cito duas que são correlatas e nos auxilia a compreensão dos objetivos e resultados sobre o processo de Coaching Executivo.

Segundo Rosa R. Krausz (2007, autora do livro COACHING EXECUTIVO – A Conquista da Liderança). Ela define Coaching Executivo como: “Uma parceria entre um Coach Executivo e um gestor que se propõe elevar sua performance profissional, da sua equipe e da organização para a qual trabalha”.

Em suma, fiz minha Formação em Coaching Executivo Empresarial em 2011 pela ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial, conduzido pela Dra. Rosa Krausz. Durante os 10 Módulos (encontros), com os ensinamentos transmitidos, análises de cases, residências de processos de Coaching, avaliamos os conceitos de vários autores e criamos a do grupo:

Coaching Executivo é uma parceria profissional, estabelecida com transparência, confiança, ética, objetivos específicos. Planejamento e metas a serem alcançadas pelo Coache, que contará com a facilitação do Coach para maximizar performance.  Coach (profissional) que conduz um processo de Coaching personalizado. Para facilitar o autodesenvolvimento, novas responsabilidades e descobertas, para que o Coache (profissional ou time de profissionais) atinja as metas traçadas. Para tanto, tem que haver comprometimento pessoal para a obtenção de resultados. O processo de Coaching invariavelmente envolvem crescimento e mudanças, sejam elas de perspectivas, atitudes, comportamentos, dentre outras descobertas”.

É crescente a contratação de Coaching Executivo – Diferencial na Alta Performance da Liderança para apoiar executivos no seu autodesenvolvimento e de sua equipe. A dificuldade dos gestores de RH, muitas vezes esta em como selecionar um Coach com formação em Coaching Executivo, pois somente um profissional especializado saberá identificar as necessidades dentro das várias situações onde o processo de Coaching é recomendado e com excelentes resultados. A principal diferença entre o coaching de executivos da maioria das outras formas de coaching é seu enfoque em desenvolver o executivo como líder, com visão estratégica e sustentável focada em resultados.

O Processo de Coaching

O desenvolvimento do processo de Coaching Executivo, se dá por meio de sessões individuais e periódicas. A duração média é de 1h15. As duas primeiras sessões são mais dedicadas aos levantamentos de informações. Tais como expectativas, metas, entre outras informações e as demais entre seis a dez se realiza o processo de coaching.

Resumidamente, o Coaching Executivo – Diferencial na Alta Performance da Liderança é um valioso instrumento. Para aqueles que buscam excelência naquilo que fazem, otimizando tempo, recursos e potencializando resultados. Portanto, convido os gestores de T&D/RH, empresários, executivos, profissionais liberais que busquem soluções que resolvam seus “gaps” e do time. Para potencializar os ACHE (Atitude, Conhecimento, Habilidade e Entusiasmo). Afinal, a valorização do capital humano nas organizações é meta do RH estratégico e sustentável, em conjunto com dirigentes.

Os serviços de Coaching podem ser contratados por organizações ou pessoa física. Entre em contato conosco para obter mais informações sobre o Processo de Coaching em diversas áreas.

Menu