Construção de Embarcação 360°

Metodologia Treinamento Vivencial

Metodologia Treinamento Vivencial é crescente e possui uma abordagem diferenciada na RAZÃO HUMANA.

Histórico no Brasil: 

No Plano Collor em 1990 as perspectivas dos empresários eram desmotivadoras e infelizmente muitas empresas “fecharam as portas”. Foi nesta época que surgiu a metodologia experiencial no Brasil, também conhecida como Treinamento Vivencial, Outdoor Training e (TEAL), a qual foi aderida gradativamente pelas grandes empresas. Devido aos ótimos resultados em uma década, a metodologia já estava consolidada e inclusa como importante ferramenta de T&D/RH.

  • Modelo Andragógico que explora as experiências dos participantes.
  • Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV).
  • Linguagem multidisciplinar alinhada às necessidades da empresa, com  abordagem emocional, cognitiva, PNL, aprendizado experiencial e foco nas situações das organizações e da vida.

A estrutura do programa é desenvolvida através de:

Diagnóstico: Reunião de briefing com gestor(es) responsável(eis) para adequação do conteúdo programático, definições das atividades/dinâmicas x analogias, que serão alinhadas às necessidades da empresa e resultados esperados.

Conteúdo de abertura: O Programa é conduzido pelo Consultor responsável pela customização do mesmo que abordará os objetivos.

Aplicação das Dinâmicas Indoor e ou Atividades Vivenciais ao Ar Livre (TEAL): Consultor(es) e/ou Facilitador(es) especializado(s) na metodologia experiencial e organizacional, sendo um profissional conduzindo cada equipe de aproximadamente 25 pessoas.

Debriefing: Após cada vivência há reflexões conceituais, analógicas e de resultados. É o momento da consolidação dos links com os objetivos almejados, que são fundamentais na aplicação da metodologia experiencial.

Plenária de fechamento: Realizada pelo Consultor junto a equipe para as conclusões gerais e aplicabilidades do treinamento, a partir das competências e resultados esperados.

Pós treinamento: Devolutiva com o gestor responsável e área contratante.

Relatório dissertativo (opcional): Realizado pelo(s) consultor(es)  com base nos resultados da participação do time, avaliações comportamentais dos participantes, entre outros fatores que são minuciosamente acordados na customização do que deverá ser observado etc. Ideal para processo de seleção de training, avaliação de performance para futuras promoções etc.

ALGUNS RESULTADOS da Metodologia Treinamento Vivencial (TEAL)

  • Cria um envolvimento, comprometimento e entusiasmo junto aos participantes, que apoiam o desenvolvimento contínuo individual e da equipe;
  • Potencializa a troca de experiências entre o time e áreas no dia-a-dia;
  • Sensibiliza para superação de desafios e metas de maneira sinérgica;
  • Promove a autorreflexão e reflexão da equipe com relação às atitudes e comportamentos que refletem na obtenção de melhores resultados;
  • Potencializa os indicadores de resultados nos relacionamentos intra e interpessoais, que englobam as demais competências de um profissional “águia” de alta performance, através da conscientização individual e de equipe;
  • Estende o aprendizado e troca de conhecimentos obtidos nas vivências para a vida profissional e pessoal;
  • Os debriefings, após cada atividade vivencial, auxiliam o time na auto reflexão de: Como estou? Para onde vou? E onde quero chegar?.
  • Todas as reflexões refletem no individual e nos objetivos que a empresa tem para aquele time, entre outros resultados obtidos.

Assista o vídeo Institucional da RAZÃO HUMANA e conheça um pouco mais sobre nossa metodologia de trabalho.

Entre em contato e agende uma conference call com um dos nossos consultores.